Pokemon lendario

Os 8 Animais Lendários

Articuno, o Titã do Gelo

Os mais supersticiosos costumam dizer que quando os ventos esfriam de repente, é sinal de que Articuno está próximo. O senhor do gelo é o mais afamado dentre as três lendárias aves elementais. Articuno comanda os ventos glaciais, faz com que a neve caia onde quer que voe e pode criar nevascas com o bater de suas asas.
Muitos alpinistas e exploradores que se viram perdidos em meio à imensidão gelada dos pólos foram inexplicavelmente encontrados salvos da morte certa. É Articuno que sobrevoa esse lugares e que resgata essas pessoas. Com certeza há algum vínculo entre essa ave e as cavernas congeladas das Ilhas Seafoam.

Zapdos, o Titã do Raio

Zapdos não poupa esforços para ser considerado o mais poderoso das três aves elementais, mesmo que isso signifique derrubar os adoradores de seus rivais. Ganha ainda mais poder quando é atingido por descargas elétricas, por isso, vai em busca de usinas de energia abandonadas.
Dizem que quando as nuvens tempestuosas se abrem e uma violenta tempestade elétrica se forma, é o bater das asas de Zapdos que as trouxeram. Outros afirmam que quando um trovão poderoso o suficiente para fender uma montanha cai dos céus, esse trovão é o próprio pássaro descendo dos céus com toda a sua fúria.

Moltres, o Titã do Fogo

Os clarões no horizonte durante a noite e os céus rubros do entardecer são as labaredas formadas pelo bater das asas da terceira ave. Consegue criar vultos de chamas em torno de seu corpo que usa para sumir e escapar de qualquer coisa, voando rapidamente.
É o mais raro de ser visto dentre as três aves lendárias. Quando Moltres está voando, é possível ver chamas ardentes faiscarem ao bater de suas asas flamejantes. Esta ave é tão fervorosa que se lança no magma do vulcão para restaurar suas energias. Dizem ainda, que há um Moltres no topo do Mt. Ember, nas Ilhas Sevii.

Raikou, o Trovão Relampejante

Quando ouvimos um trovão, mas sem luz, trata-se do rugido bestial de Raikou. Trazendo em sua cabeleira as nuvens chuvosas, a fera sabe quando um trovão é formado. Quando uma tempestade elétrica se forma e uma densa neblina cobre a região logo abaixo, diz-se que Raikou se aproxima.
Pode-se dizer que ele incorpora a velocidade da luz. Por armazenar em seu corpo quantidades monstruosas de energia, ele passa parte de seu tempo em uma corrida desenfreada, liberando todo esse potencial. Dizem até mesmo que nessa disparada ele acaba gerando as correntes de ar, fazendo circular o ar por todo o planeta!

Entei, o Vulcão Incandescente

Não é difícil encontrar os que acreditam que cada erupção vulcânica que ocorre foi causada por um rugido de Entei. Mais que isso, contam que cada vulcão do planeta foi criado devido à liberação de parte de seu poder contido por décadas. Já os mitos contam que nasce um Entei a cada vulcão que surge.
Entei incorpora o vulcão e o magma. Ele consegue até mesmo se atirar em chamas mais quentes que o próprio magma vulcânico. E com um poder de calor, poder enviar rajadas de fogo que consomem o lugar onde ele tocar.

Suicune, a Aurora Luminosa

Suicune é conhecido também como o vento do norte e senhor do amanhecer. Em suas velozes jornadas, ele busca por reservas de água virgens, nunca antes tocadas pela humanidade. Ele é que é o responsável pelo orvalho da manhã, pelo frescor dos ventos e por trazer a aurora. Como incorpora o vento do norte, alguns de seus golpes são baseados em técnicas de ventos, e não apenas de água, além do golpe de aurora.
Ele ainda possui a importante função de, com suas águas límpidas, purificar regiões inteiras tomadas pela ação poluidora. Costuma correr pelo mundo para tentar manter o equilíbrio pela natureza.

Lugia, o Guardião da Água e dos Mares

Se as três aves lendárias forem perturbadas e colocadas umas contra as outras, elas irão batalhar, podendo trazer a destruição do planeta. Lugia é o único capaz de acalmar a fúria das três aves. Em um reino submarino, Lugia permanece isolado nas profundezas. Tem a capacidade de acalmar as tempestades, ou mesmo de causá-las, apenas com o bater de suas asas.
Representa a lua, o mar, as tempestades, a prata e o adormecer. Regiões como as Ilhas Shamouti do Arquipélago Laranja e as Ilhas dos Redemoinhos em Johto costumam cultuar Lugia, lugares onde a ave está presente.

Ho-oh, o Arco-Íris Celeste e Guardião dos Céus

Com suas penas tingidas das sete cores que formam os raios de sol, Ho-oh sempre encontra-se no final de um arco-íris formado pela poeira dourada que se desprende de suas penas. Uma lenda diz que quando um ser de bom coração está para nascer, Ho-oh emerge nos céus anunciando sua chegada. Sua figura lembra muito a ave fênix.
Representa o sol, o céu, o arco-íris, o ouro e o acordar. Ele pode trazer alegria e felicidade para aquele que consegue vê-lo. É também conhecido como uma "ave da vida", e criador dos três cães lendários.

As 8 Feras Lendárias

Groudon, o Guardião dos Continentes

A mitologia conta que Groudon tem a habilidade de erguer terras e expandir os continentes, fazendo nuvens de chuva se dispersar e trazendo fortes raios de sol, causando secas e evaporando a água com luz e calor. Ele vem como salvador para as pessoas que sofrem com terríveis inundações.
Depois de uma terrível batalha com Kyogre, permanece adormecido no magma do vulcão e fazendo entrar em erupção com o seu poder toda vez que é acordado, criando terremotos. A Equipe Magma quer obter o controle desse pokémon e usar seus poderes.

Kyogre, o Guardião dos Oceanos

A mitologia conta que Kyogre tem a habilidade de criar tsunamis e expandir os mares e oceanos, fazendo o céu se fechar com nuvens pesadas e trazendo tempestades, causando inundações e cobrindo as terras com chuvas torrenciais. Ele vem como salvador para as pessoas que sofrem com terríveis secas.
Depois de uma terrível batalha com Groudon, permanece adormecido nas profundezas do oceano e fazendo ondas gigantescas com o seu poder toda vez que é acordado, criando maremotos. A Equipe Aqua quer obter o controle desse pokémon e usar seus poderes.

Rayquaza, o Protetor dos Céus

Rayquaza viveu por centenas de milhões de anos na camada de ozônio da terra, acima das nuvens, nunca descendo até o chão. Sua existência foi desconhecida por muito tempo por viver num lugar no extremo alto do céu. Acredita-se que aquele que consegue chegar até o topo do Pilar do Céu, consegue ver Rayquaza.
Como consegue voar numa alta velocidade, muitos o veem acreditando ser um meteoro. Quando Kyogre e Groudon travavam uma batalha terrível, Rayquaza desceu dos céus e colocou-os em um sono profundo. Ele consegue amenizar os danos causados por Kyogre e Groudon criando furacões. Só desce dos céus em certas ocasiões catastróficas para deixar a natureza em equilíbrio.

Regirock, o Símbolo da Idade da Pedra

O corpo de Regirock é composto inteiramente de rochas, sem nenhum cérebro ou coração, o que até hoje é um grande mistério para os pesquisadores. Se o corpo deste pokémon for danificado na batalha, ele poderá se reconstruir juntando as pedras que encontrar pelas proximidades. As pedras que compõem seu corpo vieram de diferentes lugares do mundo.
Este pokémon aparenta representar os tempos da idade da pedra. Assim como Regice e Registeel, costuma exercer o papel de guardião de algum lugar, ou de permanecer adormecido em alguma caverna.

Regice, o Símbolo da Era do Gelo

O corpo de Regice foi formado durante a era do gelo, por isso ele aparenta ser um representante dessa época. O seu corpo congelado nunca será derretido, nem mesmo pelo fogo, ou mesmo se estiver imerso em magma. Seu corpo é tão frio que qualquer coisa que se aproximar muito desse pokémon corre o risco de se congelar.
Pesquisadores afirmam que seu corpo é feito do mesmo gelo do polo sul. Ele se envolve com um ar gelado e pode controlar um frio de temperatura equivalente à -328ºF (-164,4ºC).

Registeel, o Símbolo dos Tempos Modernos

Registeel tem seu corpo feito de uma substância misteriosa que não é desse planeta, e é mais dura do que qualquer tipo de metal. Acredita-se que foi devido à pressão do subterrâneo por dezenas e milhares de anos que o seu corpo se tornou duro. Além disso, seu corpo aparenta ser oco e tem a capacidade de esticar e encolher flexivelmente.
Não é possível fazer nenhum arranhão em seu corpo metálico. Por ser de metal, podemos dizer que aparenta representar a era de ferro, ou mesmo os tempos modernos. Ninguém faz a menor idéia do que este pokémon come.

Latias, o Dragão-Fêmea Místico

Com a habilidade de refletir a luz que bate em suas penas, é capaz de ficar invisível ou assumir uma outra aparência, como a de um humano por exemplo. Latias é altamente sensível às emoções das pessoas e costuma desaparecer quando sente perigo. Raramente tem contato com humanos.
Tanto Latias quanto Latios são pokémons extremamente inteligentes e têm a capacidade de entender a fala humana e de se comunicar com os outros telepaticamente. Costumam viver em ilhas, como Altomare e numa ilha localizada no extremo sul de Hoenn. Às vezes saem voando por aí.

Latios, o Dragão-Macho Místico

Quando se inclina, dobrando seus braços, consegue minimizar a resistência do ar e voar tão rápido quanto um avião a jato. Latios tem um temperamento mais dócil e não gosta de ter que lutar. Mesmo estando alguém escondido, ele pode detectar a presença dos outros. Só abre o seu coração a um treinador com um espírito compassivo.
Latios e Latias na verdade são irmãos gêmeos. Através da habilidade de visão compartilhada, Latios pode fazer com que Latias e outros vejam o que está pensando, ou, mostra o que está vendo no momento, mesmo estando em um lugar muito distante de Latias.

Os 8 Lendários da Criação

Uxie, o Gnomo do Conhecimento

Como é o ser da sabedoria, tem a cabeça com um formato parecido com o cérebro humano. De acordo com as lendas, se Uxie abrir seus olhos, pode causar o caos na mente de todos, sendo capaz de apagar a memória de alguém apenas com o olhar. Porém, os olhos de Uxie sempre permanecem fechados, mesmo em batalhas.
Vive no lago Acuity. O seu nascimento deu a inteligência aos homens, para que suas vidas sejam melhores. Assim como Mesprit e Azelf, tem uma pedra preciosa em sua testa. De acordo com o que se acredita, Uxie, Mesprit e Azelf nasceram do mesmo ovo.

Mesprit, o Duende da Emoção

Tem o poder de separar seu espírito do corpo sem morrer, este podendo voltar ao seu verdadeiro corpo apenas com a sua vontade. Todo aquele que conseguir tocar Mesprit, após 3 dias, passará a perder suas emoções. Foi o que aconteceu com Cyrus, que se tornou o líder sombrio da Equipe Galactic.
Vive no lado Verity. Foi com o seu nascimento que foi dado aos seres humanos a sensibilidade de sentir emoções, como tristeza, dor e alegria. É desta forma que ele, assim como Uxie e Azelf, ele encorpora algum dos diferentes aspectos da mente humana.

Azelf, o Elfo da Vontade

De acordo com as Escrituras Pokémon de Sinnoh, Azelf tem a capacidade de controlar a vontade de cada um. Ela também pode entrar no corpo de outro pokémon ou humano. Conta a lenda que ele pode fazer com que os humanos percam toda a sua vontade própria, tornando-os completamente imóveis.
Vive no lago Valor. Foi a partir de seu nascimento que os humanos passaram a ter o livre arbítrio. Ele permanece adormecido no fundo do lago para manter o mundo em equilíbrio. Tem o dom de fazer com que as pessoas desistam ou persistam em seus objetivos.

Dialga, o Guardião Controlador do Tempo

Tem o poder de controlar e distorcer o tempo. As lendas contam que o tempo começou a correr assim que Dialga nasceu. Ele porta em seu peito uma jóia brilhante com o formato de diamante. Aparece na mitologia de Sinnoh como uma divindade Anciã.
Dialga, assim como Palkia e Giratina, foi criado por Arceus. Batalhou por toda uma eternidade com Palkia e Giratina em uma outra dimensão. É provável que, assim como Celebi, consiga viajar no tempo. Com seus poderes é possível acelerar ou retardar o tempo, conforme sua vontade.

Palkia, o Guardião Controlador do Espaço

Tem o poder de controlar e distorcer o espaço. É dito que Palkia é o sopro de um espaço estável. Vive nas brechas do espaço que estão alinhadas paralelamente, num lugar da dimensão espacial que está pararelo à nossa dimensão. Ele porta em seus ombros jóias de cor rosa no estilo de pérolas. Também é descrito na mitologia de Sinnoh como uma divindade.
Pode criar realidades alternativas utilizando os seus poderes. Cyrus tenta conquistar o poder de um dos guardiões (Dialga, Palkia ou Giratina) usando o poder do trio de lendários dos lagos de Sinnoh, para assim destruir o universo e reconstruí-lo, se tornando um deus.

Giratina, o Guardião Controlador das Dimensões

Tem o poder de controlar e distorcer as dimensões. Habita um mundo reverso, que se encontra em uma posição oposta ao nosso. Ele foi expulso para esse mundo arruinado como punição por ter um comportamento violento. O mundo onde vive é chamado também de espiritual, pois é pra lá que as almas dos pokémons mortos vão. Por isso Giratina aparece em cemitérios antigos.
Giratina pode mudar de forma. Ele possui sua forma de origem, que usa para viajar através das dimensões, e uma outra forma, que usa para aparecer em nossa dimensão. Está conectado ao 4º lago de Sinnoh.

Regigigas, o Mestre dos Regis

Quando Regirock, Regice e Registeel são reunidos, é possível despertar Regigigas. Ele mesmo se formou de rochas, iceberg e magma. Uma antiga lenda diz que Regigigas arrastou os continentes com sua força colossal, puxando-os com cordas e colocando-os em seus devidos lugares.
Regigigas é do tipo normal, sendo assim, da mesma forma que os outros três Regis, possui fraqueza contra o tipo lutador. Atualmente encontra-se selado num sono profundo de milhares de anos no Templo de Snowpoint, em Sinnoh. As pessoas pensam que não é o Regigigas que está lá no templo, que é apenas uma estátua.

Arceus, o Deus dos Pokémons e Lendário da Criação

A mitologia o descreve como "o Pokémon que deu a forma ao universo com os seus 1000 braços". A lenda conta que Arceus nasceu antes que o universo existisse, de um ovo que veio do nada. Então, ele criou o tempo e espaço e depois criou o espírito (conhecimento, emoção e desejo) e depois caiu em um sono profundo.
Arceus tem a incrível capacidade de mudar sua forma para que se torne de qualquer tipo (ele é originalmente do tipo normal, mas pode se tornar de qualquer outro tipo). Acredita-se que é possível despertá-lo com uma flauta especial, que é "a chave do tempo e espaço". Há grandes crenças que este lendário está situado nos "céus" do Mt. Coronet, num lugar conhecido como "Hall da Origem".

Os Lendários mais Enigmáticos

Darkrai, o Representante da Lua Nova

De acordo com as crendices, Darkrai tem o poder de adormecer pessoas num sono profundo e controlar seus sonhos, apavorando-as e criando terríveis pesadelos. Tem o costume de aparecer apenas quando não é possível ver a lua no céu. Há quem diga que ele tem o poder de separar um pokémon de sua alma. O que ninguém sabe, é que Darkrai é um pokémon assombrado e não tem más intenções, tendo essas atitudes apenas por auto-defesa.
Ele pode se transformar numa sombra e se deslocar rapidamente. Também é capaz de falar a língua humana. Em outras palavras, pode-se dizer que ele é "a imagem do pesadelo vivo".

Cresselia, a Representante da Lua Crescente

Cresselia, também conhecida como o símbolo do amanhecer, representa a lua crescente. Ela tem o corpo revestido de penas lunares e suas asas emitem um véu de partículas brilhantes. Em noites de lua crescente, é possível ver uma longa e bela aurora estendendo-se desde a sua cauda.
Com o misterioso poder de acalmar os pesadelos e de dar sonhos pacíficos, está todas as noites atrás de Darkrai, pois este é o principal causador de sonhos maliciosos. Normalmente ela dá sonhos maravilhosos a alguém quando está por perto.

Heatran, o Dominante do Centro da Terra

Segundo a lenda, Heatran nasceu das chamas de um vulcão quando Dialga, Palkia e Cia. estavam dando forma ao universo. Lava e magma reuniram-se, tornando-se Heatran.
Ele costuma hibernar nas profundezas de cavernas vulcânicas. Suas garras em forma de cruz o ajudam a cavar e escalar. Seu corpo é feito de magma, tem a cabeça como se fosse revestida por um "capacete prateado" e uma grande mandíbula. Por uma estranha razão, existem tanto Heatrans machos quanto fêmeas, diferente da maioria dos outros lendários, que não têm sexo.

Deoxys, o Ser Espacial

Deoxys é um pokémon vírus alienígena que veio do espaço e caiu no planeta em um meteoro. O seu corpo costuma sofrer mutações constantes pois sua forma é instável. Quando seu corpo não está normal, pode estar numa forma que melhora o seu ataque, ou numa forma que facilita a sua defesa, ou até mesmo numa forma que aumenta sua velocidade.
Quando Deoxys vai trocar de forma, uma aurora surge e ele começa a alterar sua estrutura celular. A sua grande inteligência vem da esfera cristalina que tem em seu peito. Algumas coisas bem estranhas que Deoxys pode fazer é criar clones próprios de sombra e laçar partes do corpo como míssil.

Mewtwo, o Defensor do Planeta

Mewtwo é um clone geneticamente modificado e melhorado do DNA de Mew. Também é um dos pokémons mais inteligentes, podendo se comunicar telepaticamente com os humanos.
Cientistas tentaram clonar Mew a partir de seu fóssil, dando origem a Mewtwo. Ele foi modificado e criado com o objetivo de se tornar o pokémon mais forte já existente. Chegou a destruir o laboratório onde foi criado e hoje encontra-se perdido pelo mundo, talvez escondido em cavernas ou vigiando grandes cidades. Deixou de ser tão violento e passou a ser mais pacífico quando descobriu o porquê de sua existência. Para fazer as pessoas esquecerem de fatos catastróficos, ele apaga parcialmente suas memórias.

Mew, a Origem dos Pokémons

Mew é um pokémon pequeno, mas muito forte. O mais incrível é que o seu DNA compõem os códigos genéticos de todos os pokémons, o que lhe dá a habilidade de se tranformar em qualquer pokémon, seja ele lendário ou não, e sem a necessidade de ver em quem vai se transformar (diferente de Ditto). Com as células de Mew, foi criado um pokémon extraordinário, Mewtwo.
Outras habilidades de Mew é de se teleportar, ficar invisível e também poder aprender a usar qualquer um dos golpes existentes (são raros os golpes que ele não aprende). Aparentemente, ele só aparece para pessoas de coração puro.

Celebi, o Viajante do Tempo e Guardião das Florestas

Celebi é um pokémon capaz de viajar pelo tempo. Ele é conhecido como o guardião das florestas e pode controlar várias folhagens. Ele tem grandes ligações com a pokébola GS e a Floresta Ilex. Quando se sente ameaçado, foge do perigo viajando no tempo.
Dizem que apenas o ato de o Celebi passar por uma floresta faz com que cresçam as plantas e as árvores. Quando é visto, normalmente é em belas florestas. Quem puder vê-lo, terá um futuro brilhante à sua espera. Costuma viajar apenas para tempos pacíficos.

Jirachi, o Realizador de Desejos

Jirachi acorda de seu sono de 1000 anos se ouvir uma canção vinda de uma voz pura. Depois, fica acordado durante uma semana e então volta a dormir por outros 1000 anos. Enquanto dorme, uma casulo cristalino envolve o seu corpo para protegê-lo dos inimigos. Ele consegue realizar qualquer desejo que as pessoas façam durante o período em que fica acordado. Mesmo fechado em seu casulo, ele luta contra inimigos que venham a atacar, mas permanece adormecido.
Uma lenda indica que existe um cometa que passa pelo planeta durante 7 noites a cada mil anos e que Jirachi surge como uma estrela cadente. Ele tem um "olho verdadeiro", situado em seu estômago que, se for aberto, pode absorver toda a energia desse cometa.

Manaphy, o Príncipe do Mar

Manaphy habita águas frias e profundas. Acredita-se que ele é o príncipe de um castelo que se encontra no fundo do mar, onde guarda cristais preciosos. Tem o poder de trocar a aura/coração/energia das pessoas.
Tem o corpo formado por 80% de água e sempre é afetado pelo ambiente em que está. Manaphy migra do seu local de origem para longe e é capaz de nadar longas distâncias para um dia chegar de volta pra lá. Consegue botar ovos, de onde nasce um novo pokémon: Phione. Já o próprio Manaphy, nasce de um ovo especial.

Phione, o Anjo do Mar

Um pokémon que nasce de um ovo posto por Manaphy, mas que não evolui para este. Por nascer de um ovo de Manaphy, Phione tem várias semelhanças dele. Porém, Phione também tem suas características próprias e de certa forma é também um pokémon lendário.
Diferente de Manapy, Phione vive em águas quentes e calmas. Ele costuma usar a bolha que tem em sua cabeça para buscar alimentos, fazendo-a inflar e seu corpo flutuar. Usa a antena de sua cabeça como se fosse uma 3ª nadadeira e tem um corpo composto de 80% de água.

Shaymin, o Buquê do Céu

Um pokémon que vive num lugar chamado "Paraíso das Flores", um campo com diversas flores, longe dos humanos. Quando se sente ameaçado, Shaymin se encolhe, se tornando uma bola de grama, para despistar o inimigo. Uma flor especial transforma-o em uma nova forma, a forma do céu. Nesta forma, ele já não é tão tímido quanto a sua forma terrestre, prefere enfrentar o inimigo. O Shaymin celeste tem asas parecidas com orelhas.
Ele tem o poder de decompor as toxinas do ar e transformar vastas terras em grandes campos floridos. Dizem que foi Shaymin que deu fertilidade às terras inférteis da cidade Floaroma, que hoje é um lugar muito florido.

Mestres de Trio de Lendários

Os mestres de trio de lendários são aqueles que, de alguma forma, se relacionam com o trio de lendários de alguma região, assumindo o papel de "líder", "superior", "criador", ou melhor, "mestre" desses lendários. Conheça mais sobre eles:

Nome: Lugia
Mestre do trio de: Kanto
Aves: Articuno, Zapdos e Moltres
Relação:
Lugia acalma a batalha das 3 aves

Nome: Ho-oh
Mestre do trio de: Johto
Cães: Raikou, Entei e Suicune
Relação:
Ho-oh criou os cães na Burned Tower

Nome: Regigigas
Mestre do trio de: Hoenn
Regis: Regirock, Regice e Registeel
Relação:
Regigigas só desperta com os 3 Regis

Nome: Arceus
Mestre do trio de: Sinnoh
Duendes: Uxie, Mesprit e Azelf
Relação:
Arceus criou os duendes pros humanos

CRONOLOGIA

Há muitos mitos e lendas em torno da história do mundo Pokémon que nós conhecemos. Ninguém sabe se essas lendas são verdadeiras ou não, mas há muitos indícios nos jogos, anime e mangá que nos faz acreditar que elas são.

Abaixo está uma cronologia dos acontecimentos na história do mundo Pokémon. O que você está para ler NÃO é uma fanfic.

* Algumas da informações contidas aqui são baseadas principalmente nas mitologias de Hoenn e Sinnoh encontradas nos games. Esta história pode ser encontrada na Canalave Library e ser também contada pelas várias plates encontradas nos jogos D/P/P. Os pokémons lendários da quarta geração possuem características mais divinas.

* Outras das informações contidas aqui são baseadas em pesquisas e descobertas de cientistas e estudos da antiguidade.

* Ainda há algumas informações que ainda não são totalmente concretas, mas que haja suspeitas de que sejam verdadeiras.

O começo do universo

Um ovo surgiu do caos e dele nasce Arceus, o primeiro pokémon que já existiu. Após seu nascimento, Arceus cria dois seres, Dialga para que controle o tempo e Palkia, para controlar o espaço. Enquanto o universo estava sendo formado, Arceus cria também mais três seres: Azelf, Uxie e Mesprit. As lendas dizem que esse trio místico nasceu de um mesmo ovo. Cada um foi criado para um aspecto da mente humana, Azelf para a vontade, Uxie para o conhecimento e Mesprit para a emoção. Eles irão viver submersos nos lagos Valor, Acuity e Verity, respectivamente, o que faz com que sejam conhecidos como trio dos lagos.

Arceus então cai em um sono profundo, deixando a formação do mundo aos seres que acaba de criar. Ainda antes de seu sono eterno, cria os Adamant, Lustrous e Platinum Orbs.

Azelf, Uxie, e Mesprit criaram o espírito. Uxie é referido como "The Being of Knowledge", pois dizem que a sabedoria que enriquece a vida humana foi trazida com seu nascimento. Mesprit é referido como "The Being of Emotion", pois ensonou aos humanos a sentirem emoções, como exemplo, a dor da tristeza e o valor da alegria. Azelf é referido como "The Being of Willpower", pois pode pode fazer as pessoas desistirem de uma atividade ou fazê-las tentarem essa atividade repetidamente. Dizem que foi Azelf que deu a força aos humanos e que ele mantém o equilíbrio do mundo.

Acredita-se que Giratina também fora sido criado por Arceus quando este criou Dialga e Palkia. Giratina, após ser criado, desapareceu em uma outra dimensão, vivendo num mundo reverso ao nosso, onde pokémons mortos habitam. Aparece em cemitérios, com o papel de levar as almas para o mundo em que vive. Sempre que precisa alternar entre seu mundo e o nosso, muda de forma para não ser reconhecido.

Então, acredita-se que de Arceus tenha vindo Mew, o qual seria seu ajudante na criação do universo e dos pokémons. Acredita-se também que Mew possa ter vindo a existir por si mesmo e que continha o DNA de todos os pokémons existentes e que ainda irão existir.

Criação do Mundo Pokémon

Enquanto o mundo pokémon estava tomando forma, Groudon surgiu do magma das profundezas da terra, Kyogre surgiu da pressão das profundezas do mar e Rayquaza surgiu dos minerais contidos na camada de ozônio. Rayquaza então prosseguiu voando ao redor da camada de ozônio do planeta, voltando ocasionalmente para o Pilar do Céu (Sky Pilar) para descansar. Ele pode controlar a meteorologia e normalizar o tempo.

Groudon é um pokémon capaz de criar grandes terremotos, fazer com que vulcões entrem em erupção, fazer o sol brilhar mais forte, fazendo nuvens de chuva sumir e as águas secarem. Com esse poder, ele começou a criar os continentes. Kyogre é um pokémon capaz de provocar grandes maremotos e tempestades, dias chuvosos e grandes enchentes que aumentam o nível do mar, inundando os continentes. Com esse poder, ele começou a expandir os oceanos.

Em um certo momento, Groudon e Kyogre se encontraram e começaram a disputar por espaço, um querendo aumentar o continente, outro o oceano. Eles entram em uma grande batalha, quase destruindo tudo o que criaram. Eis que Rayquaza desce dos céus e intervém na batalha para terminá-la. Ele bane Groudon e Kyogre para áreas profundas da região de Hoenn (~Mt. Chimney e Seafloor Cavern~). Groudon e Kyogre permanecem adormecidos. Os Red e Blue Orbs foram criados para previnir que eles despertem e mantidos a salvo no Mt. Pyre.

Neste ponto, Mew era um pokémon comum, existiam vários deles. Rayquaza volta aos céus enquanto o planeta tornou-se uma grande porção de terra. Era cercada de um vasto oceano em volta da terra e ao redor do planeta. Eis que surge Regigigas e com sua imensa força, divide a grande porção de terra formando vários continentes, puxando-os com uma corda e colocando-os em seus lugares.

O Mt. Coronet é criado e, ao seu redor, a região de Sinnoh. Durante todas essas movimentações, surge a Stark Mountain e Heatran é formado da lava.

→ Uma outra versão da lenda conta que para acabar com a batalha de Kyogre e Groudon, Rayquaza criou os 3 Regis para ajudá-lo, e que após isso os Regis se uniram para formar Regigigas

Pré-história

Há milhões de anos viviam pokémons pré-históricos, que são acreditados estar extintos atualmente. Eles podem ser revividos em laboratórios atuais através do estudo de seus fósseis. Esses pokémons são:

  • Helix Fossil → Omanyte
  • Dome Fossil → Kabuto
  • Old Amber → Aerodactyl
  • Root Fossil → Lileep
  • Claw Fossil → Anorith
  • Skull Fossil → Cranidos
  • Armor Fossil → Shieldon

Um fóssil de Kabutops é o mais antigo já encontrado, tendo a idade de 2 milhões de anos, isso é dito em CD Drama "The Birth of Mewtwo": Episode I (The Phantom Mew), ano 1998.

É neste período que os Mews começam a desaparecer. Acredita-se que os humanos surgiram nesta época.

Entre 10.000 e 1.500 anos atrás, os 3 Regis são selados por uma civilização antiga de humanos, cujo alfabeto é o braile. Cada Regi foi selado em uma idade:

  • Era da Pedra: Regirock é selado
  • Era do Gelo: Regice é selado
  • Era do Ferro: Registeel é selado

Após esses acontecimentos, Regigigas, aquele que moveu os continentes, foi selado no Templo de Snowpoint, em Sinnoh.

→ Uma outra versão da lenda conta que foram os humanos que criaram os 3 Regis. Criaram Regirock com rochas de diversos locais do mundo na Idade da Pedra. Criaram Regice com o gelo do polo sul na Era do Gelo. Criaram Registeel com um tipo especial de metal não encontrado atualmente em nosso planeta, na Era do Ferro. Após a Era do Ferro, os 3 Regis foram selados na região de Hoenn enquanto Regigigas era selado em Sinnoh.

Há 1.500 anos atrás, o mais antigo sistema de escrita é desenvolvido e é usado nas Ruins of Alph, Tanoby Ruins e Solaceon Ruins. Arqueólogos estão atualmente em dúvida se os Unowns, praticamente idênticos às letras de nossa escrita, surgiram antes ou depois de surgir a nossa escrita, mas estão certos de que existe algum tipo de conexão.

História Recente

Há 700 anos atrás, Tin Tower e Brass Tower são construídos em Ecruteak City; Ho-oh e Lugia ocupam, respectivamente, o topo delas. A Brass Tower é a atualBurned Tower.

Há 150 anos atrás, Lugia e Ho-oh batalham para disputar quem iria dominar ambas as torres e ser o protetor de toda a cidade. No meio da batalha um trovão cai do céu, atingindo a Brass Tower, que se queima do topo até o chão, matando três pokémons que se encontravam em seu interior. Eis que vem uma chuva e apaga o fogo. Lugia, tendo sua torre queimada, recua e foge para as Whirl Islands, resolvendo dominar os mares.

Ho-oh ressussita os três pokémons que morreram no incêndio da torre que havia sido destruída como os três cães lendários. Raikou, representando o trovão que caiu sobre a torre; Entei, representando o fogo que queimou a torre e Suicune, representando a chuva que apagou todo aquele incêndio. Os cães foram criados com a finalidade de supervisionar os humanos e saem em uma corrida constante pelo globo, enquanto Ho-oh voa pelos céus em busca do treinador de coração puro.

→ Uma outra versão da lenda conta que a história não parou por aí. Lugia, para demonstrar que tinha tanto poder quanto Ho-oh, também criou 3 lendários: Articuno, Zapdos e Moltres. Estas aves viviam cada uma em sua respectiva ilha no Arquipélago Laranja, e Lugia foi viver por estas áreas.

Origem de todos os lendários

Em resumo, os lendários surgiram desta forma:

  • Arceus nasceu de um ovo do puro caos.*
  • Dialga e Palkia vieram de Arceus para comandar o tempo e espaço*
  • Giratina provavelmente veio de Arceus e permanece no mundo reverso
  • Azelf, Uxie e Mesprit vieram de um mesmo ovo, que veio de Arceus*
  • Mew surgiu, contendo o DNA de todos os Pokémons*
  • Celebi pode ter vindo de Dialga, mas este pode apenas viajar no tempo (em relação ao domínio do tempo de Dialga)
  • Jirachi pode ter vindo de Palkia, mas este apenas pode realizar desejos (em relação ao domínio do espaço de Palkia)
  • Groudon foi formado do magma das profundezas da terra*
  • Kyogre foi formado da pressão das profundezas do mar*
  • Rayquaza foi formado dos minerais contidos na camada de ozônio*
  • O trio de Regis é formado por alguém (pelos humanos, cada um em suas respectivas eras? ou por Rayquaza?)**
  • Regirock é formado por rochas de diversos locais do mundo*
  • Regice é formado pelo gelo do polo sul*
  • Registeel é formado por um tipo especial de metal não encontrado em nosso planeta*
  • Regigigas é formado pela união dos três Regis, este foi responsavel por colocar os continentes em seus devidos lugares
  • Latias e Latios surgiram em alguma parte do tempo próxima a existência dos humanos para atuarem como guardiões de onde habitarem (vieram da descendência de Arceus)
  • Heatran nasceu da lava de vulcão na época em que Dialga, Palkia e Cia formava o universo*
  • Cresselia e Darkrai são pokémons lunares (vieram da descendência de Arceus)
  • Lugia e Ho-oh surgiram em alguma parte do tempo próxima a existência dos humanos e estes traziam paz, harmonia, prosperidade e fertilidade aos humanos (vieram da descendência de Arceus)
  • Raikou, Entei e Suicune foram criados por Ho-oh*
  • Lugia criou Articuno, Zapdos e Moltres para mostrar que tinha tanto poder quanto Ho-oh
  • Shaymin veio para atuar junto com Celebi na natureza (veio da descendência de Arceus)
  • Manaphy veio para atuar junto com Lugia e Kyogre nos mares (veio da descendência de Arceus)
  • Phione surgiu de um ovo que Manaphy botou*
  • Deoxys é um ser espacial que caiu no planeta em um meteoro, um lendário que se formou no espaço, e não no mundo pokémon
  • Mewtwo foi o último lendário a surgir, criado pelos humanos com o DNA de Mew*

* informações 100% confirmadas
**Não se sabe se Rayquaza criou os Regis para ajudá-lo a selar Kyogre e Groudon, pois também há a suposição de que estes foram criados pelos humanos na Era da Pedra (Regirock), Era do Gelo (Regice) e Era do Ferro (Registeel). Se for este o caso, os 3 Regis foram selados em Hoenn ao mesmo tempo que Regigigas foi selado em Sinnoh, após a era do ferro

Cronologia em Jogos

Ocorrem primeiramente os eventos de Pokémon Colosseum. Ocorrem então os eventos de Red, Blue, Yellow, FireRed, LeafGreen, Ruby, Sapphire e Emerald simultaneamente na cronologia.

  • Red/Green sai de Pallet Town em sua jornada Pokémon atrás de seu rival, o neto do Professor Carvalho, Blue. Após adquirir as 8 insígnias de Kanto e derrotar a Equipe Rocket pelo caminho, ele/ela desafia a Elite dos 4 de Kanto, e depois o campeão atual, seu Rival Blue. Após derrotar Blue, Red/Green se torna o campeão, e depois vai para Sevii Islands para erradicar a Equipe Rocket e ajudar Celio a conectar seu Pokémon Net Center com a região Hoenn. Eventualmente, Red chega em Mt. Silver, treinando dia e noite, e Lance se torna o novo campeão. Blue, decide tomar posse do ginásio de Viridian City, que ficou desocupado.
  • Brendan/May sai de Littleroot Town em uma jornada Pokémon logo após se mudar para Hoenn, vindo de Johto. Após salvar o Professor Birtch do ataque de um pokémon selvagem, desenvolve uma rivalidade com o(a) filho(a) do Professor Birch, e posteriormente, a rivalidade passa existir com Wally. Após derrotar os 8 líderes de ginásio de Hoenn e acalmado Groudon e Kyogre, despertados de seus sonos profundos pela Equipe Magma e Equipe Aqua, respectivamente, ele/ela desafia e derrota a elite dos 4 de Hoenn e seu campeão, tornando-se o novo campeão, para o espanto do(a) filho(a) de Birch.

Entre os eventos acima e abaixo, ocorrem:

  • Viridian Forest é devastada, criando um caminho limpo para os treinadores.
  • Erupção vulcânica em Cinnabar Island causa a destruição da ilha, o ginásio é movido para Seaforms Islands.
  • Koga deixa a posição de líder de ginásio Fuchsia City para sua filha, Janine, para assumir a posição de membro da Elite dos 4 de Kanto.
  • Lorelei retorna para sua casa na Ilha 4.
  • Agatha sai de sua posição de membro de Elite 4
  • O museu de Pewter e a Safari Zone de Fuschia fecharam

Então ocorrem os eventos de Pokémon Ranger. Três anos após, ocorrem os eventos de Pokémon Gold, Silver, Crystal, Diamond, Pearl e Platinum, simultaneamente na cronologia.

  • Kenta/Marina deixa New Bark Town a pedido do Professor Elm com seu Pokémon inicial. Um menino de cabelo vermelho rouba um dos pokémons do Professor Elm e desafia Kenta/Marina durante sua jornada em Johto. Uma Equipe Rocket revivida, usando planos formulados três anos antes, enfurece muitos Gyarados, incluindo o Gyarados vermelho, no Lake of Rage e também ocuparam a Johto Radio Tower em uma tentativa desesperada de contactar Giovanni. Eles foram derrotados e o líder nunca mais tentou reformar a Equipe Rocket novamente, e Kenta/Marina continua a juntar a insígnias de Johto, conseguindo todas as 8 e viajando para a Liga Pokémon em Indigo Plateau em Kanto. Após se tornar campeão, vencendo a nova Elite dos 4 e seu campeão Lance, Kenta/Marina então vai para Kanto desafiar seus 8 líderes de ginásio, que mudaram após três anos. Após ganhar as 8 insígnias deles, completando 16 no total, Professor Carvalho o(a) declara pronto(a) para viajar para Mt. Silver, dentro de cavernas profundas onde ele/ela encontra e derrota Red.
  • Ocorrem os eventos de Pokémon XD: Gale of Darkness
  • Lucas/Dawn e seu rival saem da cidade de Twinleaf na tentativa de ver o recente-relatado Gyarados Vermelho próximo da Lake Verity, conseguem os seus iniciais do professor Rowan's e a viagem começa , onde Lucas/Dawn e seu rival desafiam os ginásios da região de Sinnoh para ganhar as insígnias necessárias para desafiar a elite dos 4. Ao longo da viagem, Lucas/Dawn é levado(a) a muitos conflitos com a Team Galaxy, cujo líder, Cyrus, deseja refazer o universo inteiro em sua imagem com os poderes dos Pokémons legendários Dialga e Palkia. Derrotando a equipe e acalmando Dialga/Palkia, Lukas/Dawn desafia a elite dos quatro e a campeã, Cynthia, passando a ser o novo campeão.
  • Hayley, uma amiga de Bebe, abre um Pokémon Ranch
  • Pokémons Lendários

    Quando a fantasia se mistura à realidade

    Assim como no nosso mundo, o universo Pokémon é repleto de lendas e mitos. Histórias de heróis valorosos e seus monstrinhos de bolso, de criaturas tão majestosas que seriam capazes de deixar qualquer um maravilhado apenas surgindo diante dos olhos. Todos contos mais antigos que o próprio tempo contados de pai para filho, passados de geração em geração. Mas... seria errado acreditarmos que cada lenda imemorial foi baseada em um fato real; acharmos que as histórias incríveis que nossas mães contavam realmente aconteceram? Quando olhamos bem dentro dos olhos de criaturas habitantes dessas lendas fantásticas passamos a vê-las por um outro ponto de vista.

    Os oito guardiões do Planeta

    Entre as incontáveis lendas, aquelas que mais fascinam crianças e adultos são as que envolvem os oito Pokémon lendários. Oito seres portadores de poderes inimagináveis que juntos seriam capazes de alterar para sempre a face do planeta. Mas a esse grande poder cabe uma grande responsabilidade: a de proteger o planeta dos atos inescrupulosos do ser humano. Por esse mesmo motivo, não é difícil encontrar indícios de civilizações que cultuavam essas criaturas magníficas como deuses, e realizavam festividades em homenagem a suas imagens talhadas em pedra, bronze e até mesmo ouro. Mas estariam eles corretos em acreditar que esses Pokémon realmente existiram ou seriam essas mais histórias criadas pela imaginação humana para explicar o inexplicável?

    Lendas ou não, uma única coisa é certa: sejam eles anjos salvadores ou bestas temidas por povos perdidos, são pokémons, e podem ser capturados, mas podendo trazer uma grande catástrofe para o resto do mundo. Capturá-los é um dos mais antigos sonhos dos treinadores. Muitos perderam suas vidas em busca desse sonho, enquanto incontáveis outros passaram a vida toda pesquisando para, ao final, nem ao menos vê-los. Interessado em conhecer algumas das lendas que nos motivam a perseguir esses mitos que sequer sabemos serem reais? Então prepare-se para ouvir as histórias que nunca antes foram escritas, mas faladas e transmitidas de geração em geração.

    Lendas de um passado esquecido

    Ninguém sabe ao certo quando e como surgiram. Alguns dizem que eles são uma força da natureza. Outros dizem serem uma pequena representação do poder de divindades ancestrais. Existem até mesmo os que defendem que eles foram os responsáveis pela criação do mundo como o conhecemos, transformando uma imensa esfera de barro em nosso lar. Reza a lenda que cada um dos oito lendários são responsáveis por fenômenos que acreditamos serem naturais. Tempestades, erupções vulcânicas e até mesmo o soprar do vento, todos podendo ser atribuídos a essas feras lendárias. Sem elas, esse equilíbrio mundial entraria em colapso e sofreríamos com os resultados catastróficos!

    O fato e a mitologia

    As crenças e verdades sobre esses pokémons ainda envolvem muitos mistérios. Com o passar das gerações, mais e mais coisas vão sendo descobertas sobre esses pokémons. São totalmente especiais, mas não são únicos (isso quer dizer que não existe apenas um exemplar do lendário no planeta, mas com certeza são limitados). Cada um tem um papel na natureza. Nunca evoluem e não são imortais.

    Dizem que eles aparecem apenas para alguns treinadores, como Ash Ketchum. Lógico, aqueles que tem más intenções geralmente querem pegá-los para o bem próprio. Se não estiverem do lado do treinador certo, catástrofes no mundo inteiro irão ocorrer se alguém tentar ter o controle de algum lendário. Por isso, alguns lendários permanecem adormecidos, ficam escondidos e são poucos vistos. Mas em alguns casos, se o lendário estiver nas mãos certas, com certeza podem ser amigos e ter grandes responsabilidades. Um bom exemplo desses casos são as equipes vilãs, que geralmente buscam por algum lendário, e alguns Frontier Brains, que batalham usando lendários, sem problemas.

    Cada lendário tem uma história, algo onde esteja envolvido. Cada um tem suas características. Aqui você pode conhecer mais sobre cada um desses protetores do planeta. Até então são conhecidos 35 lendários, mas nunca se sabe o que ainda pode estar para vir.


0 comentários:

Postar um comentário